Postagens do pensamento, textos, poemas, fotos, musicas, atividades, comentarios e o que mais for de interesse filosófico, científico, cultural, artístico ou pessoal de Ernesto von Rückert.
Clique no título da postagem para ver os comentários a seu fim e inserir um.
Clique no título do Blog para voltar a seu início.
Para buscar um assunto, digite a palavra chave na caixa do alto, à esquerda, e clique na lente.
Veja lá como me encontrar em outros lugares da internet.
Visite meu canal no you-tube.
Pergunte-me o que quiser no ask.
As perguntas e respostas do ask e as que dera no formspring antes são publicadas aquí também.
domingo, 17 de maio de 2015
Professor, o que o senhor acha disso? http://www.megacurioso.com.br/cosmologia/42154-voce-tem-ideia-de-como-nosso-sistema-solar-se-move-no-universo-choque-se.htm
Não vejo porque o artigo coloca as trajetórias dos planetas no referencial do centro da Galáxia com eixos orientados para galáxias longínquas como algo espantoso e desconhecido. Claro que as órbitas dos planetas são elípticas no referencial centrado no Sol. Todavia, como o Sol se move em relação ao centro da Galáxia, as órbitas dos planetas serão helicoidais nesse referencial. Isso é tranquilo. Mas a animação parece não apresentar o ângulo correto entre o plano da eclítica e o plano galático, que é de 57°. A impressão é de que seja de 90°. A velocidade do Sol em relação ao centro da Galáxia é de 251 km/s. Não existe velocidade em relação ao "espaço" e sim em relação a outras referências. A da Terra em relação ao Sol é de 30 km/s. A do equador em relação ao centro de Terra é de 464 km/s. Se se considerar o movimento da Galáxia em relação ao centro do grupo local e desse em relação ao superaglomerado local então as trajetórias vão se tornando completamente enoveladas.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário