Postagens do pensamento, textos, poemas, fotos, musicas, atividades, comentarios e o que mais for de interesse filosófico, científico, cultural, artístico ou pessoal de Ernesto von Rückert.
Clique no título da postagem para ver os comentários a seu fim e inserir um.
Clique no título do Blog para voltar a seu início.
Para buscar um assunto, digite a palavra chave na caixa do alto, à esquerda, e clique na lente.
Veja lá como me encontrar em outros lugares da internet.
Visite meu canal no you-tube.
Pergunte-me o que quiser no ask.
As perguntas e respostas do ask e as que dera no formspring antes são publicadas aquí também.
domingo, 17 de maio de 2015
Mas esse treinamento matemático acompanha um entendimento do significado dele? Não é como nos cursos de engenharia, em que os alunos meramente aprendem "algoritmos" para se resolver problemas de física nas provas?
A matemática que se usa em física é toda contextualizada. Isto é, ela é introduzida com o propósito de se resolver alguma questão física e isso fica claramente explicitado. Na disciplina "Métodos Matemáticos da Física" essas ferramentas são introduzidas e justificadas. Todavia, mesmo nos cursos de Engenharia, a física tem que ser dada de modo que a matemática que se usa seja completamente integrada ao contexto, com plena consciência de sua razão de ser. A não ser que o professor não seja um bom professor. Aliás, tem um livro de Cálculo, do Willie Alfredo Maurer que faz exatamente isso. Ele introduz o cálculo como uma ferramenta para resolver problemas de física e geometria. Daí o aluno percebe a sua necessidade e utilidade. Os livros de física, especialmente o do Nussenzveig de física básica, vão explicando a matemática necessária à medida que seja preciso usá-la.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário