Postagens do pensamento, textos, poemas, fotos, musicas, atividades, comentarios e o que mais for de interesse filosófico, científico, cultural, artístico ou pessoal de Ernesto von Rückert.
Clique no título da postagem para ver os comentários a seu fim e inserir um.
Clique no título do Blog para voltar a seu início.
Para buscar um assunto, digite a palavra chave na caixa do alto, à esquerda, e clique na lente.
Veja lá como me encontrar em outros lugares da internet.
Visite meu canal no you-tube.
Pergunte-me o que quiser no ask.
As perguntas e respostas do ask e as que dera no formspring antes são publicadas aquí também.
sexta-feira, 9 de junho de 2017
em uma realidade? E se tudo não for real, certamente a ciência não será real. O ceticismo absoluto não faz bem para a minha mente. Eu preciso acreditar no mundo real.
O ceticismo pirrônico, realmente, é inconcebível. Mas o ceticismo cartesiano é necessário para o desenvolvimento da ciência e de todo conhecimento. Certas crenças são básicas para o desenvolvimento do conhecimento, a primeira das quais é a da realidade do mundo exterior à mente da pessoa. O solipsismo não se sustenta. Todavia, essa e outras crenças (como a do valor da verdade) não são gratuitas. Elas possuem um fundamento que é a sua grande plausibilidade de serem verdades e o sucesso que a sua aceitação acarreta na interpretação e no controle dos fatos do mundo. A fé religiosa, por outro lado, não tem essa sustentação, não é plausível (qualquer que seja a religião) e não acarreta uma forma de atuação positiva sobre o mundo (a fé NÃO remove montanhas).
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário