Postagens do pensamento, textos, poemas, fotos, musicas, atividades, comentarios e o que mais for de interesse filosófico, científico, cultural, artístico ou pessoal de Ernesto von Rückert.
Clique no título da postagem para ver os comentários a seu fim e inserir um.
Clique no título do Blog para voltar a seu início.
Para buscar um assunto, digite a palavra chave na caixa do alto, à esquerda, e clique na lente.
Veja lá como me encontrar em outros lugares da internet.
Visite meu canal no you-tube.
Pergunte-me o que quiser no ask.
As perguntas e respostas do ask e as que dera no formspring antes são publicadas aquí também.
sexta-feira, 9 de junho de 2017
Ernesto, estou lendo Russell(ensaios céticos), o meu pensador favorito. Eu já tinha lido "Os problemas da Filosofia" no qual ele demonstra o problema do "conhecimento imediato e mediato" de objetos. Agora estou confuso. Se nós não podemos provar a existência de objetos, como nós poderemos acredita
Nenhuma crença se baseia em provas e nem em evidências. Se baseia em indícios de plausibilidade. Isso não há como se escapar, porque não é possível se constatar e nem se provar tudo. Há o que tem que ser aceito por indícios, sempre provisoriamente, enquanto o que decorre logicamente dessa crença continuar confirmado faticamente. Só assim se pode construir o conhecimento e a ciência. Note que esse tipo de crença não é uma questão de opinião, por isso pode ser aceita epistemologicamente. O que não acontece com a fé religiosa, que, mesmo sem evidências e provas, não acata nem indícios, rejeitando, mesmo, os indícios contrários, o maior dos quais é a existência de várias religiões, com fé em afirmativas que se contradizem.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário