sexta-feira, 9 de junho de 2017

Quando você era professor, você refletia sobre como tornar o assunto mais fácil para seus alunos ou dava a matéria com o mesmo rigor dos livros ?

Eu dava matéria com mais rigor ainda do que os livros. Mas eu destrinchava todas as demonstrações e induções de modo a deixar extremamente claro todas as condições de validade das leis e teoremas, todos os casos em que se aplica e não se aplica, fazia exercícios progressivos e tanto resolvia quanto mostrava como se resolviam problemas sem complicação e com complicação. Mas eu não facilitava nada não. O assunto, em geral era difícil e tinha que ser aprendido com toda a dificuldade mesmo. Nada de simplificações e exigências reduzidas. Senão o estudante não aprende tudo como deve ser sabido, isto é, bem sabido. Todo aprendizado era conduzido pelo método da redescoberta, isto é, fazendo o estudante de cientista para ele mesmo descobrir, devidamente orientado, é claro, os fatos científicos que estavam sendo estudados. Só assim é que se aprende. Quebrando a cuca. Pensando, e muito. Eu passava dissertações de Física, para o aluno produzir um texto para ensinar algum assunto. A melhor forma de aprender é ensinar. E olhe que meus alunos me consideravam um excelente professor. Veja isto:

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails