Postagens do pensamento, textos, poemas, fotos, musicas, atividades, comentarios e o que mais for de interesse filosófico, científico, cultural, artístico ou pessoal de Ernesto von Rückert.
Clique no título da postagem para ver os comentários a seu fim e inserir um.
Clique no título do Blog para voltar a seu início.
Para buscar um assunto, digite a palavra chave na caixa do alto, à esquerda, e clique na lente.
Veja lá como me encontrar em outros lugares da internet.
Visite meu canal no you-tube.
Pergunte-me o que quiser no ask.
As perguntas e respostas do ask e as que dera no formspring antes são publicadas aquí também.
sexta-feira, 9 de junho de 2017
Quando você era professor, você refletia sobre como tornar o assunto mais fácil para seus alunos ou dava a matéria com o mesmo rigor dos livros ?
Eu dava matéria com mais rigor ainda do que os livros. Mas eu destrinchava todas as demonstrações e induções de modo a deixar extremamente claro todas as condições de validade das leis e teoremas, todos os casos em que se aplica e não se aplica, fazia exercícios progressivos e tanto resolvia quanto mostrava como se resolviam problemas sem complicação e com complicação. Mas eu não facilitava nada não. O assunto, em geral era difícil e tinha que ser aprendido com toda a dificuldade mesmo. Nada de simplificações e exigências reduzidas. Senão o estudante não aprende tudo como deve ser sabido, isto é, bem sabido. Todo aprendizado era conduzido pelo método da redescoberta, isto é, fazendo o estudante de cientista para ele mesmo descobrir, devidamente orientado, é claro, os fatos científicos que estavam sendo estudados. Só assim é que se aprende. Quebrando a cuca. Pensando, e muito. Eu passava dissertações de Física, para o aluno produzir um texto para ensinar algum assunto. A melhor forma de aprender é ensinar. E olhe que meus alunos me consideravam um excelente professor. Veja isto:
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário