sábado, 13 de novembro de 2010

Prof., pode explicar reflexão das ondas de luz no nível da estrutura do átomo? Se sim, explique para mim também os motivos de existir a simetria do ângulo de reflexão. Grato.

As leis da reflexão, de refração e da absorção da luz são deduzidas a partir das equações de Maxwell, com condições de contorno apropriadas para os respectivos meios de propagação e suas fronteiras. Mas isto é eletrodinâmica dos meios contínuos, em que não há envolvimento de considerações quânticas. Veja este artigo:
http://en.wikipedia.org/wiki/Maxwell's_equations .
Todo comportamento macroscópico, porém, é decorrente do comportamento quântico microscópico, a ligação teórica sendo feita pela Física Estatística e a da Matéria Condensada. Os parâmetros principais envolvidos são a permissividade elétrica e a permeabilidade magnética, que podem ser obtidos a partir de considerações atômicas e moleculares. Veja os artigos:
http://en.wikipedia.org/wiki/Permittivity ;
http://en.wikipedia.org/wiki/Dielectric ;
http://en.wikipedia.org/wiki/Permeability_(electromagnetism) .
O seguinte artigo traz uma abordagem estatística da origem quântica do índice de refração e das leis da reflexão e da refração que é uma das melhores e mais acessíveis que já ví:
http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC1086086/pdf/pnas01857-0050.

Ask me anything (pergunte-me o que quiser)

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails