domingo, 7 de novembro de 2010

O que acha de um sistema educacional no qual as crianças sejam separadas de suas famílias cedo, para entrar num colégio onde elas aprenderiam a formar uma consciência coletiva de familiaridade e camaradagem com seus colegas?

Isto não é bom. O contato com a família, mesmo que entendida de modo mais amplo do que a mononuclear, é importante para a estabilidade emocional da criança. Mas isto não impede que os colégios todos sejam de tempo integral (manhã e tarde), quando haverá oportunidade para formar este tipo de consciência. Desde que, também, se acabe com o ensino particular, existindo apenas o público e que todas as escolar públicas sejam de excelência. O convívio da criança com seus cuidadores familiares se dará à noite, num contexto mais relaxado. Mas é preciso, também, que as escolas façam um trabalho de reciclagem pedagógica dos cuidadores, de modo a ensiná-los a criar suas crianças e, até, de se formar, nos adultos, essa consciência de coletividade, solidariedade, generosidade e não de competição e desejo de levar vantagem.

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails