sexta-feira, 12 de novembro de 2010

Quando você estava na escola, que métodos de estudos utilizava? Que dicas você dá para os estudantes?

Antes de tudo: Cultivar a própria inteligência, a todo momento, expondo-se a desafios cognitivos. Para isto vejam minha palestra sobre inteligência em:
http://www.scribd.com/doc/41631580/INTELIGENCIA
Primeiro: Ler antecipadamente o conteúdo do assunto que vai ser abordado na aula e anotar, à margem do livro, com interrogações, o que não entendeu, para perguntar.
Segundo: Atenção máxima à aula, sem copiar nada, sem se desviar com outras ocupações (conversas etc.), crivando o professor de perguntas até não ter dúvida nenhuma. Anotar só comentários a respeito de esclarecimentos do professor que não estão no livro.
Terceiro: Responder os questionários e fazer os exercícios e problemas sobre o assunto no mesmo dia da aula, antes de dormir, quer o professor tenha passado como tarefa ou não.
Quarto: Ler a respeito do assunto e sobre outros assuntos em outros livros e outras fontes (revistas, internet, documentários).
Quinto: Não se preocupar com o que vai ou não cair na prova ou no vestibular. Estudar para saber e saber para a vida, não se contentando apenas com o que é passado nas aulas. O desempenho acadêmico e a aprovação no vestibular é uma mera consequência do fato de que, realmente, se sabe a matéria, em abrangência e profundidade.
Isto não toma mais do que umas três ou quatro horas por dia, além das aulas, deixando, ainda, umas quatro ou cinco horas por dia para o lazer. Mas é preciso que o estudo sobre o que foi dado na aula seja feito NO MESMO DIA, antes de dormir, pois só assim o cérebro transferirá o conteúdo do hipocampo para o córtex, durante o sono, caso contrário, será perdido.
Além disso, aproveitar o tempo de lazer assistindo documentários pelos canais Discovery, NatGeo, History, Futura, Escola, Cultura, Animal Planet e outros semelhantes. Fazer atividades criativas, como tocar instrumentos musicais, fazer teatro, escultura, pintura, jogar xadrez e fazer tudo que exija esforço mental.
Não esquecer da saúde física, mas procurar atividades físicas que envolvam bastante concentração mental. Quanto mais complicar a vida, melhor para desenvolver a inteligência e a cognição. A "Lei do Menor Esforço" é a lei do "Emburrecimento Generalizado".

Ask me anything (pergunte-me o que quiser)

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails