sábado, 13 de novembro de 2010

Professor, o que é magnetismo, afinal de contas? Seres humanos possuem magnetismo? Qual a diferença então entre atração, adesão, coesão e repulsão?

Magnetismo é um tipo de interação de origem elétrica, causada pelo movimento das cargas elétricas, que se dá, por exemplo, no interior dos ímãs. Seres humanos não possuem magnetismo, como toda a matéria em geral, exceto poucos materiais, como ferro, níquel e cobalto. O magnetismo pode ser induzido por correntes elétricas, como nos eletroímãs e nos relés. No nível subatômico, as partículas são magnetizadas, devido a sua rotação ou spin, mas o átomo completo, normalmente, não é.
Planetas e estrelas, normalmente, são magnetizados, pois possuem movimentos convectivos de cargas elétricas em seus interiores, fazendo com que se portem como grandes eletroímãs. É o caso da Terra. Mas a interação magnética só é capaz de fazer força sobre corpos que tenham carga e estejam em movimento. A aurora boreal, por exemplo, é formada pela ação do campo magnético da Terra, mais intenso junto aos pólos, sobre a chuva de prótons que cai na Terra, originários do Sol.
Uma bússola é orientada pela ação do campo magnético Terrestre sobre o ímã que é sua agulha. Mesmo sendo eletricamente neutros, os ímas possuem correntes elétricas internas, dos elétrons de seus átomos, que giram de forma paralela, ao contrário de outros materiais, em que ele giram segundo orientações caóticas.
Atração é uma interação que tende a aproximar os corpos envolvidos e repulsão que tende a afastar. Coesão é uma atração interna entre as partes constituintes de um sistema ou corpo e adesão é a atração entre superfícies de dois corpos distintos.

Ask me anything (pergunte-me o que quiser)

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails