segunda-feira, 18 de março de 2013

Professor o senhor conhece o "Método Kumon"? É eficaz e eficiente ou é ruim? O que acha?

Conheço. Acho muito bom. Mas eu não diria que seja eficiente e sim eficaz. Mas eficiência não interessa, o que interessa é eficácia. O Kumon chega aos resultados, do modo como deve ser, isto é, lento e difícil. Se não for assim não funciona. Nada que seja rápido e fácil dá resultado. Não confio em nada assim. A educação tem que ser feita corretamente, passo a passo, até que se domine cada etapa, sem pressa de avançar antes de cumprir a etapa anterior. Esse é o sistema da Escola da Ponte, de Portugal, que preconizo. Uma educação sem séries, sem classes, sem sala de aula, sem matérias, sem provas, sem livros didáticos. Todo mundo mergulhado integralmente no aprendizado em tempo integral. Estudantes e professores. Uma beleza. Muito mais eficaz, exatamente porque esquece a eficiência. Eficiência é a maior balela que se pode considerar. É péssimo. Eficiência só pode ser admitida no contexto da eficácia. Diminuir a eficácia em favor da eficiência é um crime. Fazer economia comprometendo a qualidade do resultado, seja do que for, é outro crime, não interessa o assunto. Economia não é o objetivo. O objetivo é a excelência do resultado.

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