Postagens do pensamento, textos, poemas, fotos, musicas, atividades, comentarios e o que mais for de interesse filosófico, científico, cultural, artístico ou pessoal de Ernesto von Rückert.
Clique no título da postagem para ver os comentários a seu fim e inserir um.
Clique no título do Blog para voltar a seu início.
Para buscar um assunto, digite a palavra chave na caixa do alto, à esquerda, e clique na lente.
Veja lá como me encontrar em outros lugares da internet.
Visite meu canal no you-tube.
Pergunte-me o que quiser no ask.
As perguntas e respostas do ask e as que dera no formspring antes são publicadas aquí também.
segunda-feira, 18 de março de 2013
Professor, supondo a existência de Deus e das almas, como eles poderiam provocar sons ou se comunicar com o mundo sensível? Se não tiverem pregas vocais, como poderão causar vibrações no ar e falar? Ou como poderiam mover qualquer coisa sem um corpo?
Pois é... Essas e outras é que me fizeram ver que tal tipo de coisa não pode existir. Como ver sem ter olhos? Como captar os fótons? Em que comprimento de onda? Quais seriam os sensores? Como ouvir sem ter ouvidos? Ler os pensamentos? Mas se a alma de uma pessoa morta pode fazer isso, porque a de uma viva não pode? E se alma é um sistema que funciona, ele consome energia. De onde a tira? Como se alimenta? E suas excretas, o que são? Não consigo conceber a possibilidade de existência de algo como um espírito. Realmente não vejo como tal tipo de coisa poderia interagir com o mundo físico. Foram esses tipos de consideração que me levaram a concluir que almas não existem. Sobre essa de provocar movimento sem interagir mecanicamente então... Basta compreender um pouco de Física para ver que não há como acontecer tal tipo de coisa. Então me dizem: mas é outra realidade. Bom... mas essa outra realidade está agindo sobre a realidade física e a realidade física funciona de acordo com certas condições que não estão sendo preenchidas nessa interação. Não vejo a menor possibilidade de existir tais coisas. Além de nunca ter visto nenhuma comprovação experimental controlada da existência de almas e espíritos.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário