Postagens do pensamento, textos, poemas, fotos, musicas, atividades, comentarios e o que mais for de interesse filosófico, científico, cultural, artístico ou pessoal de Ernesto von Rückert.
Clique no título da postagem para ver os comentários a seu fim e inserir um.
Clique no título do Blog para voltar a seu início.
Para buscar um assunto, digite a palavra chave na caixa do alto, à esquerda, e clique na lente.
Veja lá como me encontrar em outros lugares da internet.
Visite meu canal no you-tube.
Pergunte-me o que quiser no ask.
As perguntas e respostas do ask e as que dera no formspring antes são publicadas aquí também.
domingo, 17 de março de 2013
Quanto tempo, aproximadamente, a Igreja Católica atrasou a humanidade? Se a igreja católica fosse condenada pelos seus crimes, de quanto seria a indenização, ou como seria a indenização?
É difícil quanto, mas acredito que atrasou uns mil anos. Acho que o Paganismo teria evoluído mais rapidamente para o ceticismo se o Cristianismo não tivesse vingado. E sem o Cristianismo, talvez não tivesse surgido o Islamismo. A descrença generalizada em divindades teria permitido um progresso científico, tecnológico e social muito mais rápido, pois a humanidade se empenharia em achar soluções por si mesma, sem esperar ajuda divina, que não vem mesmo. O tanto de vidas perdidas por guerras e perseguições religiosas dificilmente poderá ser indenizado. E não foi só a Igreja Católica. Todas as denominações religiosas, cristãs ou não, provocaram muitas mortes ao longo da história. Uma grande lástima. Da mesma forma que a perseguição às religiões nos regimes comunistas. E o atraso científico e tecnológico? Não tenho nem ideia de como estimar o prejuízo. O mesmo se dando com o atraso social. Realmente as religiões, todas elas, são um tremendo desastre para a humanidade. Tudo o que elas podem fazer de bom pode perfeitamente ser feito sem elas. Para isso existe a filosofia, que, devidamente cultivada, é muito mais eficiente e eficaz para a formação das pessoas, inclusive ética. Uma ética dissociada das religiões é muito mais válida. A noção de bem e da sua prática, desvinculada de qualquer prêmio ou punição divinas em outra vida tem um valor muito mais alto. Educação filosófica, social, psicológica, científica e tecnológica é um meio muito melhor de formar uma população responsável, justa, honesta, generosa, cooperativa, progressista, enfim, sábia e virtuosa, do que qualquer educação religiosa, seja qual for a religião.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário