terça-feira, 23 de setembro de 2014

Completando a perguntar anterior,quando achas que o Cristianismo vai desaparecer do ocidente ? acho que isso pode acontecer em alguns séculos,o que achas ?‎

Acho que a extinção do cristianismo é mais fácil do que a do islamismo ou do hinduísmo, porque, em geral, as populações cristãs já estão, na média, em um nível mais elevado de instrução. Não estou dizendo, com isso, que quem seja cristão seja ignorante, mas sim que, quanto mais instruída for a pessoa, mas fácil é ela se convencer da impropriedade das religiões e de suas crenças. O islã tem o problema de ser uma religião oficial de estados autocráticos, que, inclusive, em alguns casos, aplicam a pena de morte a quem apostatar. A evolução no sentido da extinção do islã, portanto, será mais lenta. Quanto ao hinduísmo, trata-se de uma coleção de religiões muito entranhada nas culturas da Índia e por um contingente populacional ainda muito carente de instrução, especialmente científica. Isso também retardará a extinção do hinduísmo. O que eu vejo é que vai acontecer o mesmo que se deu com as crenças tribais dos índios norte-americanos aculturados. As religiões se transformarão em um bem folclórico, que serão celebradas em festivais, sem que as pessoas, de fato, acreditem em suas proposições. No caso do cristianismo, nos países ocidentais, penso que sua extinção ainda demandará uns quinhentos anos, por conta do recrudescimento do neo-pentecostalismo. Mas o catolicismo e o protestantismo tradicional, para mim, acabarão antes.

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails