terça-feira, 5 de janeiro de 2016

Qual o seu pensamento sobre o Intelecto e o Moral?

Tenho a percepção, a sentimento, de que há uma correlação positiva entre o nível de inteligência e o nível de comportamento ético. Bem como com o nível de intelectualidade. Claro que há os casos que apresentam desvios desta conclusão, mas em número reduzido. Todavia isso não é o resultado de uma pesquisa rigorosa, que poderia ser feita, ou até já o foi, mas eu não tenho conhecimento. Note que eu não estou dizendo que toda pessoa mais inteligente e mais culta seja mais ética e nem que toda pessoa menos inteligente e menos culta seja menos ética. Estou me referindo à uma suposição estatística. E não estou garantindo o que digo, mas apenas apresentando uma opinião. Note, também, que estou me referindo à ética e não à moral. Há quem siga os preceitos morais e não seja ético e quem seja inteiramente ético e não siga os preceitos morais. São situações diferentes.

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails