Postagens do pensamento, textos, poemas, fotos, musicas, atividades, comentarios e o que mais for de interesse filosófico, científico, cultural, artístico ou pessoal de Ernesto von Rückert.
Clique no título da postagem para ver os comentários a seu fim e inserir um.
Clique no título do Blog para voltar a seu início.
Para buscar um assunto, digite a palavra chave na caixa do alto, à esquerda, e clique na lente.
Veja lá como me encontrar em outros lugares da internet.
Visite meu canal no you-tube.
Pergunte-me o que quiser no ask.
As perguntas e respostas do ask e as que dera no formspring antes são publicadas aquí também.
quarta-feira, 31 de julho de 2019
https://ask.fm/wolfedler/answers/145172041757 , "Se alguém vai ser o maestro", então este regente é o governo, e anarquismo com governo é uma incoerência. Uma sociedade complexa mas inteligente, só pode ser organizada e eficiente, se o for sob uma hierarquia, mas hierarquia é o mesmo que governo.
Não. O maestro não é o governo. O maestro é escolhido em cada caso, em cada empreendimento, pela comissão que for organizada para coordenar os esforços. Para começar, eficiência não é algo que se precise ter em uma sociedade em que não se tenha dinheiro, pois não importa o custo nem o tempo para fazer algo. O que importa é a eficácia, isto é, a excelência do resultado. Depois, mesmo se houvesse hierarquia, ela não significaria governo, pois seria estabelecida em cada caso. Mas não é preciso nem haver hierarquia, no sentido em que se considera que seja uma ordenação de quem manda e quem obedece. Porque num sistema anarquista não há mando e nem obediência. O que há é coordenação, acatada por consenso e não por imposição.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário