terça-feira, 30 de agosto de 2011

"O Big Bang se deu em um universo já existente, mesmo que a uma diminutíssima fração de tempo precedente..." - Você toma esse universo que precede o Big Bang como uma hipótese ou como algo verificado? Sendo a última hipótese, qual a sua causa? [cont.]

[cont.] Se não há causa , seria o caso desse universo ter a própria causa em sua essência, isto é, ser a causa de si mesmo?

Toda a teoria do Big Bang se assenta na expansão do conteúdo do Universo. Nada diz a respeito do surgimento desse conteúdo. Para o Big Bang esse conteúdo é pré-existente. Não há nenhuma teoria física sobre o surgimento desse conteúdo. Só conjecturas e elucubrações. Duas hipóteses se apresentam: sempre existiu ou surgiu imediatamente antes do Big Bang. Uma terceira hipótese, de que tenha surgido antes, mas não imediatamente antes, tendo perdurado sem expansão durante certo tempo até que começou a expandir pode ser descartada, pois, se já existia, regia-se pelas leis naturais. E elas não contemplam a possibilidade de um Universo estático. Existindo, tem que estar se expandindo ou contraindo. A possibilidade de ter sempre existido tem que ser discutida. Um universo imperturbável significa que existe sem transcurso de tempo. Este seria o significado de "sempre", isto é, uma existência sem tempo e sem mudanças. O tempo teria surgido ao se iniciar a expansão. Pessoalmente considero isso inviável, pois entendo existência como uma permanência ao longo do tempo. Para mim, todo o conteúdo do Universo, incluindo o espaço e o tempo, surgiram imediatamente antes da expansão começar. Isto é, já surgiram expandindo-se. Como se deu esse surgimento não se sabe, exceto que não pode ser proveniente de nada pré-existente, pois, se fosse assim, já havia Universo. Não se pode dizer que surgiu "do nada", pois, então, está se dizendo que havia algo "o nada" do qual o Universo surgiu. Mas não havia nada, nem espaço, nem tempo, nem conteúdo, nem "o nada". Quanto a esse surgimento ter por causa o próprio Universo, isto não procede, porque causa é uma ocorrência que desencadeia outra e o surgimento do Universo é a primeira ocorrência, não havendo nenhuma anterior, logo, nenhuma causa. Isto não é de estranhar, pois há miríades de eventos a todo momento que não possuem causa.

Ask me anything (pergunte-me o que quiser)

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails