quarta-feira, 31 de agosto de 2011

Mas parece ser um componente pessoal, quando demonstra uma ponderação sobre o aspecto deídico unicamente da cultura na qual você viveu. Para uma reflexão mais abrangente e com menos possíveis elementos de mecanismos da necessidade emocional da tua psiquê

(continuação) , concorda que seria mais apropriado um conceito mais generalista no sentido de pluralidade cultural, pôsto que fala da humanidade e conceito de Deus como um todo ?

Nunca considerei o conceito de Deus apenas da forma com que minha criação cristã me inculcou. Mergulhei em todas as concepções possíveis e delas extraí o que essa noção tem em comum. E encontrei uma entidade cuja característica comum é o poder mágico, isto é, a capacidade de agir sobre a natureza à revelia de suas leis. O conceito geral de Deus não envolve necessariamente a benevolência. Mas inclui a transcendência ou a imanência ou ambas (caso do Brahmam do Hinduísmo). Se eu considerasse a possibilidade da existência de um Deus, para mim, seria o que se chama de pandeísmo, que envolve a imanência e a transcendência mas não a providência. Isso "se", mas, de fato, considero que não exista Deus de espécie nenhuma.

Ask me anything (pergunte-me o que quiser)

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails