sábado, 3 de setembro de 2011

Me fizeram uma pergunta sobre o design inteligente. Sou leiga, não conheço sobre o assunto. Poderia me explicar? E segundo o autor da pergunta, isso mostrou um equivoco de Darwin, qual?

Intelligent Design (Projeto Inteligente) é a concepção de que o surgimento do Universo e sua evolução, bem como o surgimento da vida e sua evolução são o resultado de um projeto concebido e executado por alguma inteligência que poderia fazer parte do próprio Universo (imanente) ou ser extrínseca a ele (transcendente). Tal inteligência é o que se chama comumente de deus. O principal argumento a favor é que as estruturas e os fenômenos existentes são por demais complexos para que possam ser creditados a acasos e coincidências e que a probabilidade de tudo ter se dado por acaso é tão ínfima que pode ser descartada.
O argumento contrário é que, para começar, o acaso é capaz de qualquer coisa, mesmo improvável, e que improvável, mesmo que muitíssimo, não é impossível. Pensando assim pode-se imaginar que, mesmo com a probabilidade ínfima, se tudo é como é, é porque foi a possibilidade que coincidiu de ocorrer. Se de outra forma tivesse ocorrido, simplesmente tudo seria diferente, ou não haveria nada. Pense na loteria. A probabilidade de ganhar é muito pequena, mas há quem ganhe. E esse ganha mesmo com a pequena probabilidade. Em outras palavras: ganhamos na loteria.
Por outro lado, tirando essa consideração probabilística, nada indica a existência de um agente inteligente e voluntário conduzindo a evolução tanto cósmica quanto biológica. Se existisse, seria perceptível. A observação da natureza mostra que as ocorrências que levam às modificações são aleatórias mesmo. A evolução biológica, por exemplo, acontece a olhos vistos a todo momento, sob os microscópios, com as cepas de bactérias. Alterações em outros seres são observadas, de forma natural. É claro que o homem, agora, está fazendo um projeto inteligente de aperfeiçoamento genético de animais e vegetais de interesse econômico.
O que Darwin propôs foi o mecanismo de fixação de qual alteração aleatória se fixaria, conduzindo uma mudança para outra espécie, que é o da seleção natural dos mais aptos ao ambiente (inclusive ao ambiente interno de seus parasitas). Apesar da proposta de Darwin já ter sido aperfeiçoada, a linha mestra de seu raciocínio continua prevalecendo, especialmente depois do estabelecimento da genética e da biologia molecular. Não sei a que erro de Darwin a pessoa se reporta.

Ask me anything (pergunte-me o que quiser)

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails