quarta-feira, 31 de agosto de 2011

Qual seria a visão do filósofo da grécia antiga Parmênides de Eleia em relação ao Ser e o Não-Ser e o vir-a-ser? O que exatamente é o Ser? Se o ser é unico e eterno e imutável então como se explicaria a evolução humana pelo conceito darwinista?

Não concordo com a conceituação de Parmênides sobre a permanência do Ser. No meu entendimento vale mais o pensamento de Heráclito, mesmo assim, com as devidas correções. Parmênides é considerado o fundador da ontologia, que é a parte da metafísica que cuida da explicitação e categorização dos conceitos. Mas muita água já rolou sob a ponte desde então. Entendendo por ente ou entidade tudo aquilo que exista ou possa existir, substancialmente falando, isto é, que seja ou possa ser feito de algo, o ser é entendido como o ente que, de fato, existe, isto é, está presente no mundo objetivo, fora das mentes. O que caracteriza cada ser, isto é, sua essência, são as propriedades segundo as quais ele é o que é e que, sem elas, seria outro. Todo ser, sendo existente, está presente no mundo ao longo do tempo. Note que existir não é uma propriedade caracterizadora do ente, mas uma condição de estado, segundo a qual ele será um ser ou não. Mas sua essência é mutável, sem que ele deixe de ser o que é, devido à sua continuidade histórica. Uma casa pode passar por várias reformas e continuar a ser a mesma casa. Então o ser não é aquilo que "é", mas o que "está sendo", a cada momento. O "vir a ser" não é uma ilusão, como o quer Parmênides, mas uma condição própria do ser, que está continuamente em mudança, podendo até mudar continuando como é. Quanto ao "não ser", a ideia de que tudo seja dicotômico, isto é, possua opostos e que esses opostos são um a negação do outro, também não é uma regra geral. Em alguns casos sim, mas não em todos. Escuridão é ausência de luz, frio é falta de calor, certo! Mas o mal não é só a ausência do bem. Isto é neutro. Mal é algo positivamente deliberado para causar dor, prejuízo, tristeza, sofrimento. E nem tudo se dispõe ao longo de um eixo único. Podem haver variações multidimensionais. Cor, por exemplo, é uma característica que se estende ao longo de três eixos, que podem ser de três cores primárias ou de três características, como matiz, saturação e brilho. E assim por diante.
Não existe esse negócio de Ser absoluto, único, eterno e imutável. A evolução, isto é, as mudanças, são a constante no Universo.

Ask me anything (pergunte-me o que quiser)

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails