segunda-feira, 29 de agosto de 2011

O Big Bang teria sido de fato uma explosão ou é apenas uma figura de linguagem, uma forma análoga de se referir a um processo que (ainda) não entendemos muito bem? Caso a primeira alternativa seja a correta, pergunto: [cont.]

[cont.] se compreendemos uma explosão a partir da relação de leis físicas e elas até então não existiam, como teria sido possível a explosão?

Não foi uma explosão, pois uma explosão é o lançamento brusco de um conteúdo restrito a um pequeno volume para um espaço vazio circundante pré-existente. No Big Bang não havia espaço vazio em torno do conteúdo primordial. Todo o espaço era o que ele ocupava. O que ocorreu foi um inchamento brusco do próprio espaço, levando consigo o conteúdo. Na expansão do Universo, o conteúdo não se move, mas o espaço entre suas porções é que aumenta, com tudo ficando no mesmo lugar.
Quanto às leis físicas, elas já existiam por ocasião do Big Bang, pois surgiram com o surgimento do Universo, isto é, do espaço, do tempo e do conteúdo que o preenche (então apenas campo), imediatamente antes do Big Bang.

Ask me anything (pergunte-me o que quiser)

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails