Postagens do pensamento, textos, poemas, fotos, musicas, atividades, comentarios e o que mais for de interesse filosófico, científico, cultural, artístico ou pessoal de Ernesto von Rückert.
Clique no título da postagem para ver os comentários a seu fim e inserir um.
Clique no título do Blog para voltar a seu início.
Para buscar um assunto, digite a palavra chave na caixa do alto, à esquerda, e clique na lente.
Veja lá como me encontrar em outros lugares da internet.
Visite meu canal no you-tube.
Pergunte-me o que quiser no ask.
As perguntas e respostas do ask e as que dera no formspring antes são publicadas aquí também.
quarta-feira, 27 de novembro de 2013
Uma vez você disse que a matemática é amoral, porém não foram os CÁLCULOS do Oppenheimer usados para a construção da bomba atômica? Daniel
Para que são usados os resultados da matemática é uma questão completamente distinta das operações intrínsecas que eles perfazem. A ética ou a moral, no caso, está nas ações das pessoas que fazem algum uso bom ou mal dos resultados que a matemática ou as ciências propiciam. O conhecimento, em si mesmo, é sempre uma coisa boa, não importa o uso que seja feito dele. Mas o uso pode ser para o bem ou para o mal. Isso não confere valor ético nenhum ao conhecimento. O valor que ele pode ter é se é correto ou incorreto, epistemologicamente falando, isto é, sua validade em termos de estar de acordo com a realidade. Inclusive o valor econômico não reside no conhecimento em si, mas em seu uso. Por outro lado, o próprio valor ético do uso da bomba atômica é passível de discussão, havendo quem o defenda e o condene, mesmo sob o prisma ético.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário