Postagens do pensamento, textos, poemas, fotos, musicas, atividades, comentarios e o que mais for de interesse filosófico, científico, cultural, artístico ou pessoal de Ernesto von Rückert.
Clique no título da postagem para ver os comentários a seu fim e inserir um.
Clique no título do Blog para voltar a seu início.
Para buscar um assunto, digite a palavra chave na caixa do alto, à esquerda, e clique na lente.
Veja lá como me encontrar em outros lugares da internet.
Visite meu canal no you-tube.
Pergunte-me o que quiser no ask.
As perguntas e respostas do ask e as que dera no formspring antes são publicadas aquí também.
quinta-feira, 13 de fevereiro de 2014
Professor, fui a uma palestra sobre anarquismo, e sinceramente, é algo tão utópico que as vezes se torna difícil visualizar a humanidade seguindo esse modelo. Você, por ser tão inteligente, ainda acredita q um dia esse sistema dará certo? Pq? Será que o homem saberia se virar sozinho sem líderes?
Não é tão utópico não. É uma questão de educação. Claro que para se chegar lá demorarão, ainda, centenas de anos. Mas é o que tem acontecido com a humanidade nos últimos milhares de anos. A evolução tem sido no sentido cada vez mais democratizante, que é um passo para a anarquia. Aos poucos as tendências predatórias e dominadoras serão substituídas por atitudes colaborativas e compartilhantes, sem necessidade de obediência a ninguém para se fazer o que é certo. Para abreviar esse tempo é preciso que as pessoas conscientes façam um esforço educativo nesse sentido, não só pela propaganda da anarquia, mas pelo exemplo de atitudes anárquicas, como trabalhar de graça pelo bem dos outros. Note que anarquia, diferentemente do que se pensa, não é bagunça nenhuma. Pelo contrário, é uma situação extremamente ordeira, pois a ordem é assumida por vontade própria de cada um, sem imposição nenhuma. Não há polícia porque não há crime e não há crime porque ninguém quer cometê-lo.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário