Postagens do pensamento, textos, poemas, fotos, musicas, atividades, comentarios e o que mais for de interesse filosófico, científico, cultural, artístico ou pessoal de Ernesto von Rückert.
Clique no título da postagem para ver os comentários a seu fim e inserir um.
Clique no título do Blog para voltar a seu início.
Para buscar um assunto, digite a palavra chave na caixa do alto, à esquerda, e clique na lente.
Veja lá como me encontrar em outros lugares da internet.
Visite meu canal no you-tube.
Pergunte-me o que quiser no ask.
As perguntas e respostas do ask e as que dera no formspring antes são publicadas aquí também.
quinta-feira, 13 de fevereiro de 2014
Professor é correto usar o termo '' FORÇA '' Para se referir a gravidade? Posso estudar e falar para alguém tranquilamente sobre uma suposta '' força '' da gravidade?? que outro nome posso usar para substituir o termo '' Força gravitacional "? q eu sinto estar errado. obrigado
Rigorosamente não é correto, pois, de fato, a gravidade não é uma interação e força é a medida de intensidade de uma interação. O correto é considerar a ação da gravidade como um fenômeno inercial ocorrendo em um espaço-tempo com curvatura. A curvatura é fornecida pelo total de massa-energia do conteúdo do espaço e o movimento inercial se dá nas geodésicas desse espaço-tempo encurvado. Só que esse tratamento é matematicamente muito mais complicado, de modo que, para efeitos práticos, desde que a curvatura não seja grande, pode-se fazer uso do modelo de espaço-plano, no qual a gravidade seja considerada uma interação. Isso é o que se usa, até mesmo, para o cálculo de órbitas de foguetes e satélites. Os casos em que a curvatura do espaço-tempo precisa ser levada em consideração se dão nos Buracos Negros e em dispositivos muito sensíveis, como é o caso dos sistemas de GPS.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário