quinta-feira, 13 de fevereiro de 2014

Professor, se o acaso possibilita tudo, então ele tem o poder, o poder de possibilitar tudo?‎

Não. Possibilitar não é ter poder. O verbo poder tem três significados. O primeiro é possibilitar, isto é, ter condição de se realizar algo. O segundo é ter capacidade de fazer e o terceiro é ter permissão de fazer. Quando digo que posso fazer algo posso estar dizendo que esta possibilidade existe, mas eu não seja capaz, ou que eu seja capaz, mas não tenha permissão, ou que eu tenha permissão, mas não isso não seja possível para mim, ou eu não tenha capacidade. No caso em tela, a palavra poder está sendo usada no sentido de ser capaz. Pois bem, não é o acaso que é capaz de fazer nada. O acaso é o que possibilita que tudo seja feito, mas para que seja feito mesmo, é preciso que ocorram condições propícias. Quanto à permissão, isso não acontece nos fenômenos naturais, já que, para a natureza, tudo que seja possível e que se tenha capacidade de ser realizado é permitido. Não há proibições na natureza, isto é, proibições, digamos, morais. Há proibições no sentido de não haver possibilidade, como, por exemplo, fazer um moto contínuo. Poder, como o que se diz a respeito de Deus, é ter capacidade. E isso exige decisão, o que o acaso não faz. Acaso não é um agente de nada. É apenas a palavra que descreve o fato de algo acontecer sem que tenha sido provocado, isto é, fortuitamente. Tem um tipo de semântica análoga à da palavra "nada", que não descreve coisa alguma.

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails