Postagens do pensamento, textos, poemas, fotos, musicas, atividades, comentarios e o que mais for de interesse filosófico, científico, cultural, artístico ou pessoal de Ernesto von Rückert.
Clique no título da postagem para ver os comentários a seu fim e inserir um.
Clique no título do Blog para voltar a seu início.
Para buscar um assunto, digite a palavra chave na caixa do alto, à esquerda, e clique na lente.
Veja lá como me encontrar em outros lugares da internet.
Visite meu canal no you-tube.
Pergunte-me o que quiser no ask.
As perguntas e respostas do ask e as que dera no formspring antes são publicadas aquí também.
quinta-feira, 13 de fevereiro de 2014
Aquiles corre 10x mais rápido que uma tartaruga e dá ao animal 100m de vantagem. Ele corre 100 m e a tartaruga está 10 m à frente. Ele corre 10 m e a tartaruga está 1 m à frente. Corre 1 m, e a tartaruga ainda está 10 cm à frente e assim por diante ad infinitum de modo que nunca alcança a tartaruga
Essa é uma questão de convergência de uma série infinita de termos cada vez menores. Cada nova etapa dessas gasta um décimo do tempo da anterior, de modo que o tempo tenderá a zero rapidamente, quando, então, Aquiles alcançará a tartaruga e a ultrapassará. O paradoxo está em supor que esses tempos sejam sempre finitos, mas não são. Eles se tornam infinitesimais o que faz com que a ultrapassagem ocorra. Essa é a grande diferença entre a álgebra e a análise. E esse problema é um problema de análise e não de álgebra.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário