Postagens do pensamento, textos, poemas, fotos, musicas, atividades, comentarios e o que mais for de interesse filosófico, científico, cultural, artístico ou pessoal de Ernesto von Rückert.
Clique no título da postagem para ver os comentários a seu fim e inserir um.
Clique no título do Blog para voltar a seu início.
Para buscar um assunto, digite a palavra chave na caixa do alto, à esquerda, e clique na lente.
Veja lá como me encontrar em outros lugares da internet.
Visite meu canal no you-tube.
Pergunte-me o que quiser no ask.
As perguntas e respostas do ask e as que dera no formspring antes são publicadas aquí também.
quinta-feira, 13 de fevereiro de 2014
Professor,ouvi em algum lugar que a velocidade necessária para entrar na orbita da terra é de 26000km/h. Se verdade,por que tem que ser essa velocidade? O que aconteceria se a velocidade fosse menor(15000-20000km/h)?
A velocidade orbital depende da altura da órbita. Basta igualar a aceleração centrípeta com o campo gravitacional, isto é v²/r = GM/r², em que r é o raio da órbita (raio da Terra mais a altura), v é a velocidade, M é a massa da Terra e G a constante da gravitação universal. Se a velocidade no ponto em que o satélite for colocado em órbita for menor do que a necessária ele descreverá uma órbita elíptica em que aquele ponto será o apogeu (se a velocidade for horizontal). Se for maior, uma órbita elíptica em que aquele ponto será o perigeu. Pode ser que essas órbitas o façam penetrar na atmosfera, o que causará o seu freiamento e sua queda ao solo. A velocidade de 26.000 km/h = 7.222 m/s corresponde a uma órbita de 1.330 km de altura, com um período orbital de uma hora e 52 minutos.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário