Postagens do pensamento, textos, poemas, fotos, musicas, atividades, comentarios e o que mais for de interesse filosófico, científico, cultural, artístico ou pessoal de Ernesto von Rückert.
Clique no título da postagem para ver os comentários a seu fim e inserir um.
Clique no título do Blog para voltar a seu início.
Para buscar um assunto, digite a palavra chave na caixa do alto, à esquerda, e clique na lente.
Veja lá como me encontrar em outros lugares da internet.
Visite meu canal no you-tube.
Pergunte-me o que quiser no ask.
As perguntas e respostas do ask e as que dera no formspring antes são publicadas aquí também.
quinta-feira, 13 de fevereiro de 2014
Professor,por que as leis da mecânica clássica não se aplica a mecânica quântica? Se tudo é formado por átomos,por que não percebemos as "loucuras" quântica no mundo macroscópico?
Por causa da estatística. A causalidade, por exemplo, emerge da incausalidade probabilistica sempre que se tiver o concurso de um grande número de eventos microscópicos para dar conta de um evento macroscópico. Força, pressão, temperatura, volume, posição, velocidade, energia e outros parâmetros dos sistemas de muitas partículas (acima de umas 10^20) são valores médios de valores individuais dos átomos. Mesmo que cada átomo possa ter uma velocidade qualquer e uns com os outros, uma força de interação qualquer, o resultado estatístico do conjunto convergirá para um valor estável, pois há compensações nas diversas flutuações. Mesmo que nunca se saiba quando um átomo particular emitirá um fótom quando excitado, pode-se saber que haverá alguma emissão de fótons e, até, quantos serão emitidos por segundo para provocar uma emissão de luz por um filamento aquecido, por exemplo.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário