Postagens do pensamento, textos, poemas, fotos, musicas, atividades, comentarios e o que mais for de interesse filosófico, científico, cultural, artístico ou pessoal de Ernesto von Rückert.
Clique no título da postagem para ver os comentários a seu fim e inserir um.
Clique no título do Blog para voltar a seu início.
Para buscar um assunto, digite a palavra chave na caixa do alto, à esquerda, e clique na lente.
Veja lá como me encontrar em outros lugares da internet.
Visite meu canal no you-tube.
Pergunte-me o que quiser no ask.
As perguntas e respostas do ask e as que dera no formspring antes são publicadas aquí também.
quinta-feira, 13 de fevereiro de 2014
Professor,Se eu quiser calcular a força que um corpo atinge um solo(sendo que ele estava em queda livre) usando f=ma,qual será a aceleração? Como calcular essa aceleração? Estou confuso pois não sei se uso a aceleração da gravidade ou tenho que calcular a aceleração e somar com g
Para calcular a aceleração você tem que saber o quanto o corpo ainda avança para baixo depois de tocar o chão, ou o tempo que ele leva para parar depois que toca o chão. Isso não é fácil de achar. Tem que fazer uma filmagem de alta frequência e depois passar em câmara lenta. A partir dessas informações ou você acha a aceleração pela variação da velocidade dividida pelo tempo ou usa a relação vdv = ads. Como essa aceleração de freiamento é muito maior do que a da gravidade, pode desprezar a gravidade no cálculo. Claro que, para começar, você tem que achar a velocidade que ele atinge imediatamente antes de tocar o solo em sua queda. Se não houver resistência do ar isso é fácil, com as equações de movimento uniformemente acelerado do Ensino Médio. Se houver resistência do ar complica, pois essa é oposta ao movimento e proporcional ao quadrado da velocidade para grandes velocidades e à velocidade para pequenas velocidades. Então se tem que resolver uma equação diferencial, que depende de conhecimento de cálculo infinitesimal.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário