quinta-feira, 10 de maio de 2018

Autodidatas podem aprender tão ou melhor ainda do que aqueles que aprendem sob a supervisão de um professor? Há situações/pessoas em que seria preferível aprender sozinho? Eu diria que sim.

A vantagem de se aprender sozinho é que se anda bem mais rápido, porque, na turma, o professor tem que ficar tirando as dúvidas dos que não entendem. Todavia há a questão de aparecer uma dúvida e não ter a quem recorrer. O que eu sugiro, e sempre fiz, é ir estudando por conta própria dentro da turma e ir avançando bem além do que esteja sendo abordado, inclusive com o concurso de material em paralelo, que amplia bastante o conhecimento, não só na abrangência, mas também na profundidade. Quando se deparar com alguma dúvida, então pergunte ao professor. Todavia é preciso que se esteja sempre bem a par do que esteja sendo dado em classe, porque o professor pode querer dar uma rasteira em alunos "sabichões", perguntando o que está sendo dado na hora. Aí não pode haver vacilo. Tem que dar um show. Por sorte eu sempre agi assim e sempre me dei bem. Às vezes os professores é que tiravam dúvidas comigo. Mas eu tinha vários livros de cada assunto, desde o tempo em que estava no ensino fundamental. Porque os meus pais eram bibliófilos e pensavam dessa forma. A pessoa de um livro só sobre cada assunto é sempre medíocre.

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails