Postagens do pensamento, textos, poemas, fotos, musicas, atividades, comentarios e o que mais for de interesse filosófico, científico, cultural, artístico ou pessoal de Ernesto von Rückert.
Clique no título da postagem para ver os comentários a seu fim e inserir um.
Clique no título do Blog para voltar a seu início.
Para buscar um assunto, digite a palavra chave na caixa do alto, à esquerda, e clique na lente.
Veja lá como me encontrar em outros lugares da internet.
Visite meu canal no you-tube.
Pergunte-me o que quiser no ask.
As perguntas e respostas do ask e as que dera no formspring antes são publicadas aquí também.
sábado, 12 de maio de 2018
Pessoas analfabetas científicas dizem por aí que a física quântica PROVA que o universo é uma ilusão, ou q a teoria da evolução PROVA que o homem veio do macaco... que é exatamente uma teoria ou uma prova científica? (sei que isso é o básico de filosofia da ciência, mas muitas pessoas não sabem)
Para começar, o Universo NÃO É uma ilusão e, portanto, a Física Quântica não tem como provar que o seja. E, mesmo que o fosse, a Física Quântica não é que provaria. A Física Quântica é uma ciência que estuda e estabelece um modelo descritivo dos fenômenos naturais em nível atômico e sub-atômico, em que o modelamento propiciado pela Física Clássica, desenvolvida por Newton e vários outros, prevê resultados que não condizem com os realmente observados na natureza, o que a Física Quântica faz. Seja o Universo uma ilusão ou não, a Física Quântica, do mesmo modo que a Física Clássica, se apoia nas observações capturadas pelos sentidos humanos nus ou assessorados por instrumentos (microscópios, telescópios, termômetros e qualquer tipo de medidor). Se essas informações são provenientes de entidades e fenômenos reais ou ilusórios é algo que não se pode saber com os instrumentos científicos. A ciência toda, contudo, é construída na suposição de que o mundo objetivo, exterior às mentes, é real. Por isso é que dito que o Universo NÃO É uma ilusão. Essa é a hipótese de trabalho básica da ciência.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário