sábado, 12 de maio de 2018

Fui uma criança e adolescente bastante tímida e sofria com isto. Não sei de que modo aquela timidez foi embora, mas tenho a certeza que muitos sofrem, ainda hoje, com isto. Como acabar com a timidez?

Não sei, porque nunca fui tímido, mesmo sendo introspectivo em muitas ocasiões, mas nem sempre. Acho que só um psicólogo poderá responder. Não vejo problema nenhum em falar em público ou em me dirigir a uma pessoa tida como importante. Talvez porque tenha aprendido com meu pai que ninguém é mais nem menos importante do que eu mesmo. Para mim todo mundo é igual. Não sei o que leva alguém a ter esse receio da aprovação dos outros que chega até a paralisar a pessoa. Para mim se alguém não me aprovar, azar. Não estou nem aí. Faço e digo o que eu quero, seja para quem for. Se isso me prejudicar, então fico prejudicado. O que tem de mais? Não ligo para levar bronca e nem prejuízo. Não ligo para ser repreendido. E repreendo quem eu vir que merece, não importa quem seja. Nem o juiz nem o delegado. Aprendi com minha mãe, que nunca pensava duas vezes para dizer o que lhe ia na cabeça, "na lata". Meu pai também era assim. E o interessante é que eles eram pessoas muito respeitadas porque eram muito verdadeiros e francos. Nunca eram bajuladores de ninguém, como eu não sou. Tinham consideração para com todo mundo. Mas não tinham consideração nenhuma para mentirosos, enganadores, malvados, trapaceiros, injustos, aproveitadores e essa laia de gente. Especialmente políticos, empresários, padres e pastores. Minha mãe contestava os padres de frente, perante todo mundo. Eu adorava meu pai e minha mãe por serem assim e os imitei. Mas como eles trabalhavam pra valer e faziam muita caridade de verdade, metendo a mão na massa ao pé da letra, isto é, limpando o cocô da bunda da meninada de fato e não metaforicamente. Minha mãe parecia uma madre Tereza de Calcutá. Só que ela fazia uma caridade humanística, sem vincular a nada religioso. Mesmo ela sendo católica, ela achava que quem fazia a caridade não era Jesus, eram as pessoas. Então, quanto a essa questão da timidez, não sei responder. Esse tipo de problema nunca se apresentou para mim.

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails