Postagens do pensamento, textos, poemas, fotos, musicas, atividades, comentarios e o que mais for de interesse filosófico, científico, cultural, artístico ou pessoal de Ernesto von Rückert.
Clique no título da postagem para ver os comentários a seu fim e inserir um.
Clique no título do Blog para voltar a seu início.
Para buscar um assunto, digite a palavra chave na caixa do alto, à esquerda, e clique na lente.
Veja lá como me encontrar em outros lugares da internet.
Visite meu canal no you-tube.
Pergunte-me o que quiser no ask.
As perguntas e respostas do ask e as que dera no formspring antes são publicadas aquí também.
terça-feira, 14 de agosto de 2018
sendo o senhor um fisico e um filósofo, poderia me dizer porque os filósofos ficaram em alerta e criticaram duramente, bem como físicos, o posicionamento do Stephen Hawking em falar que a filosofia está morta?
Porque é mentira. A filosofia não está morta. Hawking está falando bobagem. Certamente que muito assunto que antes era considerado filosófico passou a ser considerado científico. E outros ainda o podem ser. Todavia há vários que não há como deixar de ser filosófico e passar a ser científico. A ética não é científica. A lógica não é científica, a estética não é científica. a epistemologia não é científica. A questão maior do Hawking e outros que pensam como ele a respeito é a metafísica. O problema é que eles têm uma noção equivocada de metafísica, como uma disciplina que cuidaria de uma suposta realidade objetiva não natural. Mas a metafísica não é isso. Essa realidade objetiva não natural não existe. Todavia a metafísica cuida da categorização da realidade e das características de cada categoria, bem como de seu estatuto existencial, por exemplo. O que acontece é que a cosmologia antes era considerada como parte da metafísica e, agora, é uma disciplina científica. Assim alguns consideram que a metafísica não tem mais propósito. Mas o que ela ainda cuida não é possível ser abordado cientificamente.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário