Postagens do pensamento, textos, poemas, fotos, musicas, atividades, comentarios e o que mais for de interesse filosófico, científico, cultural, artístico ou pessoal de Ernesto von Rückert.
Clique no título da postagem para ver os comentários a seu fim e inserir um.
Clique no título do Blog para voltar a seu início.
Para buscar um assunto, digite a palavra chave na caixa do alto, à esquerda, e clique na lente.
Veja lá como me encontrar em outros lugares da internet.
Visite meu canal no you-tube.
Pergunte-me o que quiser no ask.
As perguntas e respostas do ask e as que dera no formspring antes são publicadas aquí também.
terça-feira, 6 de novembro de 2018
Porquê a filosofia é importante? Qualquer linha de pensamento(ou compêndio) que seja fruto de bom senso e coerente é filosofia?Meu professor tenta,meio que impor(um pouco,rs)/sugerir valores éticos,e Morais,mas acho que é inútil,sendo que ele não pode mudar as pessoas de minha classe,e não mudam msm
A Filosofia é importantíssima, mais do que português, matemática, história, geografia, física, química, biologia, inglês e qualquer outra disciplina. Caia ou não nos exames de admissão aos cursos superiores. Porque a Filosofia é que faz uma análise da realidade, categorizando-a e permitindo a compreensão do mundo como ele é, bem como da vida em todos os seus aspectos, não apenas o biológico. O importante no estudo da Filosofia não é conhecer a sua história, como é feito na maioria dos cursos, mas, principalmente (mesmo que seja interessante conhecer a sua história), aprender a filosofar, isto é, a refletir sobre tudo, a analisar, a criticar, a cotejar, a contestar e não apenas aceitar tudo como é apresentado. Isso é fundamental para o encaminhamento da vida de modo que seja boa e significativa. Uma sabedoria intuitiva não é capaz, por si só, de proceder a esse trabalho. Estudando-se filosofia é possível entender porque é preciso ser ético, como encaminhar corretamente o raciocínio, a argumentação, como se classificam os diferentes conteúdos da realidade, como se validar ou não algum conhecimento, como se investigar a verdade e assim por diante. Filosofia teria que ser uma matéria com muito mais aulas por semana do que é dado normalmente (apenas uma). O professor precisa distinguir moral de ética e mostrar, de modo cabal, que a ética é algo inescapável, incontornável e não depende de qualquer circunstância, como a época, o lugar, o estrato social, a ideologia, a religião ou o que seja.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário