segunda-feira, 28 de janeiro de 2019

Ernesto, analisando a arquitetura geral das cidades Brasileiras, direta e indiretamente, por fotos ou pessoalmente, acha que houve uma decadência estética no decorrer das décadas? Posso estar enganado, mesmo por que eu não sei sobre o contexto histórico. (+)

(+) Mas, considerando apenas a estética do ambiente, me parece visualmente agradável viver, por exemplo, na cidade do Rio de Janeiro por volta da metade do século XX, afinal, o nível populacional era menor e o nível da vegetação maior. O que acha?
Arquitetonicamente, o período histórico mais brilhante foi a "Belle Epoque", que foi de 1871 a 1914. De lá para cá, a arquitetura, realmente, sofreu um imenso empobrecimento estilístico. Todavia, alguns aspectos não eram bons nessa época, como ruas não calçadas, falta de saneamento básico completo, sujeira de dejetos de cavalos abundante nas ruas. Isso em todas as grandes cidades do mundo. O progresso trouxe várias melhorias mas algumas "piorias". Dentre elas o empobrecimento estilístico inaugurado com a "bauhaus". Isso aconteceu, não apenas na arquitetura, mas também nas demais artes, que tiveram o seu ponto mais alto no começo do século XX, como a música, por exemplo. Sem contar que, de lá para cá, ocorreu um exponencial aumento da criminalidade e da insegurança, apesar de ter havido uma melhoria na renda per capita.
View more

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails