Postagens do pensamento, textos, poemas, fotos, musicas, atividades, comentarios e o que mais for de interesse filosófico, científico, cultural, artístico ou pessoal de Ernesto von Rückert.
Clique no título da postagem para ver os comentários a seu fim e inserir um.
Clique no título do Blog para voltar a seu início.
Para buscar um assunto, digite a palavra chave na caixa do alto, à esquerda, e clique na lente.
Veja lá como me encontrar em outros lugares da internet.
Visite meu canal no you-tube.
Pergunte-me o que quiser no ask.
As perguntas e respostas do ask e as que dera no formspring antes são publicadas aquí também.
terça-feira, 22 de janeiro de 2013
você acha que as religiões, no futuro, deixarão de existir? considerando essa hipótese, você acha que essa extinção será uma coisa boa ou ruim? [34]
Acho que sim, mas ainda demoram vários séculos. Para tal será preciso um processo de globalização realmente abrangente, uma democratização geral do mundo e uma liberalização total de comportamentos. E isso não vai acontecer antes que a prosperidade, a educação e a saúde se espalhem uniformemente pelo planeta. Então as razões para a existência das religiões deixarão de existir. Até pode ser que persistam de uma forma puramente simbólica, como costumes folclóricos inofensivos. Isso é algo muito bom, porque as pessoas não colocarão em entidades imaginárias a sua confiança na solução dos problemas e nem lhes imputarão a razão para a ocorrência de tudo no mundo. Confiarão uns nos outros e no poder do conhecimento para solucionar os problemas. Até podem supor que exista algum deus, mas não serão ciosas da sua versão de como cultuá-lo, nem suporão que quem não seja do seu rebanho seja ignóbil ou, pelo menos, completamente errado. Espero que esse dia chegue antes de cinco mil anos.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário