Postagens do pensamento, textos, poemas, fotos, musicas, atividades, comentarios e o que mais for de interesse filosófico, científico, cultural, artístico ou pessoal de Ernesto von Rückert.
Clique no título da postagem para ver os comentários a seu fim e inserir um.
Clique no título do Blog para voltar a seu início.
Para buscar um assunto, digite a palavra chave na caixa do alto, à esquerda, e clique na lente.
Veja lá como me encontrar em outros lugares da internet.
Visite meu canal no you-tube.
Pergunte-me o que quiser no ask.
As perguntas e respostas do ask e as que dera no formspring antes são publicadas aquí também.
quarta-feira, 12 de fevereiro de 2014
Moisés escreveu a Bíblia.Vc acha que ele fez uma coisa boa? Porque se formos analisar, ter criado regras para uma sociedade absurdamente desorganizada naquela época foi algo bom.As pessoas eram tão ignorantes que só o medo d um terrível castigo d algo superior as impediriam de cometerem seus delitos
Não foi Moisés que escreveu o Pentateuco (a Torá dos Judeus), como costuma ser atribuído. De fato ele foi escrito quase seiscentos anos depois do tempo de vida de Moisés. O povo judeu não era monoteísta. Moisés é que assimilou essa ideia no Egito, a partir da reforma religiosa que o faraó Aquenáton (Amenófis) promulgou, instituindo Aton como única divindade, que Moisés considerou como YHVH. Sem dúvida, a instituição de uma divindade única e implacável com o pecado foi fator de disciplina do povo judeu, como Allah o tem sido dos muçulmanos (que não é uma religião de um único povo, como também o cristianismo e não como o judaísmo, em que há uma correlação extrema entre religião e etnia). Todavia, considero que não seja uma situação ideal, pois representa uma falta de civilização, uma vez que a prática do bem e o repúdio ao mal deve ser uma atitude a ser vivida pelo valor intrínseco do bem e a horripilância do mal, independentemente de qualquer prêmio ou castigo. Mas, é claro, essa concepção exite uma altíssima consciência ética, resultado de uma elevada situação civilizatória.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário