Postagens do pensamento, textos, poemas, fotos, musicas, atividades, comentarios e o que mais for de interesse filosófico, científico, cultural, artístico ou pessoal de Ernesto von Rückert.
Clique no título da postagem para ver os comentários a seu fim e inserir um.
Clique no título do Blog para voltar a seu início.
Para buscar um assunto, digite a palavra chave na caixa do alto, à esquerda, e clique na lente.
Veja lá como me encontrar em outros lugares da internet.
Visite meu canal no you-tube.
Pergunte-me o que quiser no ask.
As perguntas e respostas do ask e as que dera no formspring antes são publicadas aquí também.
segunda-feira, 2 de fevereiro de 2015
Então você acha que os homens das cavernas eram menos violentos que nós? Não sei, isso me parece um pouco complicado de se afirmar. Eu creio que o senso de coletividade antigamente era muito mais forte do que hoje, Ernesto, e isso se refletia em valores que apontavam para um bem comum de uma comunid
Não me lembro de ter dito isso. Pelo contrário. O homem das cavernas era muito mais violento. Mesmo os homens civilizados da antiguidade eram mais violentos e belicosos. A belicosidade vem decrescendo com o aumento da civilização. Mesmo com as guerras mundiais do século XX, que, em verdade, foram provocadas por líderes insanos. O senso de coletividade que você menciona era maior dentro de cada classe, e, mesmo assim, no período entre, talvez 150 e 50 anos atrás. Mas a existência da escravidão já mostra o quanto o homem foi mais cruel.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário