O crescimento da população não é exponencial. No momento parece ser, mas a curva se aproxima mais de uma logística, em que a assíntota horizontal seria abaixo do máximo. Ou seja será atingido um ponto de inflexão, depois um máximo, a seguir uma redução, outro ponto de inflexão e, finalmente um patamar. Mais ou menos como isto:
http://s26.postimg.org/b459lwum1/Popula_o.jpg
O ponto A é hoje, B é a inflexão, C o máximo e D o patamar.
Ao que parece, o ponto C será atingido em torno de 2075 e o patamar D lá para 2150 ou 2200.
Mesmo que isso atrase mais para ocorrer, fatalmente ocorrerá.
De qualquer modo as questões demográficas não são impedimento para se atingir a anarquia e o comunismo, mas apenas um fator que atrasa esse momento. Aliás, não haverá um momento, pois ambos os sistemas, quer o político (anarquia), quer o econômico (comunismo) não se estabelecerão de repente e sim gradualmente. Cumpre sempre ressaltar que o comunismo de que falo não é o socialismo ditatorial estatal que vigorou na União Soviética. A questão é que esses sistemas depende fundamentalmente da ampliação do nível educacional do mundo, como também da disseminação da prosperidade (e a extinção da pobreza). Tais situações serão mais difíceis de serem alcançadas quanto maior for a população do mundo. Mas o ponto D, da curva será alcançado bem antes da anarquia e do comunismo, que ainda demoram alguns séculos.
Postagens do pensamento, textos, poemas, fotos, musicas, atividades, comentarios e o que mais for de interesse filosófico, científico, cultural, artístico ou pessoal de Ernesto von Rückert.
Clique no título da postagem para ver os comentários a seu fim e inserir um.
Clique no título do Blog para voltar a seu início.
Para buscar um assunto, digite a palavra chave na caixa do alto, à esquerda, e clique na lente.
Veja lá como me encontrar em outros lugares da internet.
Visite meu canal no you-tube.
Pergunte-me o que quiser no ask.
As perguntas e respostas do ask e as que dera no formspring antes são publicadas aquí também.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário