Postagens do pensamento, textos, poemas, fotos, musicas, atividades, comentarios e o que mais for de interesse filosófico, científico, cultural, artístico ou pessoal de Ernesto von Rückert.
Clique no título da postagem para ver os comentários a seu fim e inserir um.
Clique no título do Blog para voltar a seu início.
Para buscar um assunto, digite a palavra chave na caixa do alto, à esquerda, e clique na lente.
Veja lá como me encontrar em outros lugares da internet.
Visite meu canal no you-tube.
Pergunte-me o que quiser no ask.
As perguntas e respostas do ask e as que dera no formspring antes são publicadas aquí também.
segunda-feira, 16 de abril de 2018
Qual ponto na educação dos asiáticos que os fazem serem tão disciplinados ? Os jovens até brincam "Quer saber o segredo do sucesso? Seja um asiático!". O que acha sobre ? É mais uma desculpa para continuarmos acomodados ?
A questão é cultural. Os asiáticos (do extremo oriente) são muito, mas muito mesmo, disciplinados. São capazes de tolerar horas de estudo muito cansativo sem esmorecer. Possuem uma cosmovisão de que esse esforço todo é algo extremamente valioso e que ser uma pessoa com muito preparo é algo de grande valor. Isso não está introjetado na cosmovisão ocidental da maioria das pessoas que considera que o importante é gozar a vida e ir levando tudo sem grande sacrifício. Portanto, se não mudar essa mentalidade, não vai adiantar, porque ter esse preparo todo é, realmente, estafante. É um esforço descomunal por anos a fio, desde a tenra infância. As famílias estimulam e esperam das crianças esse tipo de atitude. Todos são assim. A sociedade é assim. Além de ser uma sociedade que possui valores éticos muito elevados e praticados continuadamente. Aqui no ocidente (e no oriente próximo e médio), as pessoas querem saber é de levar vantagem, mesmo que seja indevida. Não aceitam que tirar uma nota ruim é o que seja justo, se não se estiver sabendo a matéria. Querem nota boa, mesmo que seja por meio de cola. Tudo isso faz com que, em comparação com os orientais, os ocidentais, com raras exceções, fiquem em desvantagem competitiva para a obtenção de muitas colocações. Esse tipo de disciplina penetra todos os aspectos da vida. As crianças estendem suas camas, varrem seus quartos, participam da faxina da casa e do colégio também. Andam sempre bem vestidas, bem penteadas, bem limpas. São organizadas e ordeiras com seus pertences e suas atividades. Muito diferente das crianças ocidentais.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário