quinta-feira, 10 de maio de 2018

Ernesto, quais livros de física você usou para aprender física? Como você tomava nota desses livros?

Quando eu estava no científico o livro adotado era o Antônio de Souza Teixeira Júnior que, depois, foi mudado para o Dalton Gonçalves. Nenhum dos dois, todavia, eu considerei como bons. Na faculdade de matemática foi adotado o Halliday-Resnick, na edição antiga em dois volumes grossões, um de capa vermelha outro de capa azul, editados pela Livros Técnicos e Científicos. Esses livros todos me davam o traquejo necessário para resolver com facilidade qualquer problema de Física. Mas eu só vim a aprender Física mesmo, pra valer, com a compreensão cabal dos fenômenos que aconteciam (e isso é que é o mais importante, não o traquejo para resolver problemas, que também é importante, mas secundário), quando eu comecei a lecionar na Escola Preparatória de Cadetes do Ar, de Barbacena, que adotava a coleção do Physical Science Study Committee (PSSC), não só com o livro texto, mas com todo o material complementar: a coleção de 52 filmes, as cerca de 60 práticas de laboratório com kits replicados 20 vezes para que pudessem todas serem feitas em duplas de alunos e, especialmente, com o "Guia do Professor", que não era apenas um livro texto com respostas dos exercícios e problemas mas um outro livro, com diretrizes sobre o melhor modo de abordar e explicar cada assunto. Como eu lecionei para as três séries do científico, pude me inteirar do conteúdo todo. Ainda mais que, no segundo semestre da terceira série, a EPCAR adotava o complemento dos "Tópicos Avançados" (traduzido por nós mesmos - https://pt.scribd.com/collections/17891824/PSSC-Topicos-Avancados) que abordava tópicos de Física Moderna (relatividade, quântica, atômica, nuclear, estado sólido, estatística, momento angular). Em razão disso eu resolvi adquirir o "Curso de Física de Berkeley" que é a continuação do PSSC em nível superior. O melhor curso de Física Geral para universidades. Outro muito bom que eu também comprei nessa época (1968) foi o "Alonso e Finn". Esses são os livros que recomendo. Realmente compensa investir em sua compra. O Alonso e Finn tem uma edição atual de Portugal. O Berkeley e o PSSC só são encontrados em sebos. Os dois primeiros volumes do Berkeley foram traduzidos para o português. Os três últimos só existem em Inglês e Espanhol (de editora Reverté). Livros atuais de Física para o nível médio são todos ruins porque só pensam em treinar os alunos para resolver questões do ENEM e de Vestibulares e não em aprender Física pra valer. Uma lástima.

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails