Postagens do pensamento, textos, poemas, fotos, musicas, atividades, comentarios e o que mais for de interesse filosófico, científico, cultural, artístico ou pessoal de Ernesto von Rückert.
Clique no título da postagem para ver os comentários a seu fim e inserir um.
Clique no título do Blog para voltar a seu início.
Para buscar um assunto, digite a palavra chave na caixa do alto, à esquerda, e clique na lente.
Veja lá como me encontrar em outros lugares da internet.
Visite meu canal no you-tube.
Pergunte-me o que quiser no ask.
As perguntas e respostas do ask e as que dera no formspring antes são publicadas aquí também.
terça-feira, 14 de agosto de 2018
“A auto-satisfação é inimiga do estudo. Se queremos realmente aprender alguma coisa, devemos começar por libertar-nos disso. Em relação a nós próprios devemos ser 'insaciáveis na aprendizagem' e em relação aos outros, 'insaciáveis no ensino" Mao Tsé-Tung. Concorda?
Discordo. Acho que, justamente, o que motiva querer saber cada vez mais e estudar para isso é, justamente, a satisfação que o saber provoca em nós. Para mim ela é que é o grande motor do progresso intelectual. Querer superar os outros é um desejo de quem não é suficientemente inteligente. Quem é inteligente mesmo, a primeira coisa que reconhece é que querer ser melhor do que os outros é uma suprema bobeira. O que se quer é superar a si mesmo e se tornar cada vez melhor. Não porque isso traria alguma vantagem, mas porque isso é o que traz mais satisfação e felicidade.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário