1. Os cosmologistas ou consideram que o Universo sempre existiu, portanto o material cujo espaço que ocupava passou a se expandir já era o conteúdo do Universo, ou então, não sabem como surgiu esse conteúdo. A hipótese mais provável é que, nesse caso, tenha surgido sem ter do que provir, como também o consideram os que acham que esse surgimento se tenha dado pela interveniência de um ser extrínseco ao Universo.
2, Note que as questões são distintas. Uma é a origem do conteúdo do Universo, Outra é a causa do evento que fez surgir o Universo. Dentro da Cosmologia científica essas questões ainda não têm resposta. São objeto de investigação. Isso não significa que se deva considerar que a causa tenha sido a interveniência de um ser extrínseco ao Universo. Todavia, há que se considerar que causa não é uma necessidade irremovível para todo evento. Pode haver, e há muitos, eventos que não são efeitos de causa nenhuma. Causa se aplica a eventos e não a entes. Quando se fala sobre a causa de um ente, se fala sobre a causa do evento de seu surgimento, se ele não seja um ente que existe numa eternidade pretérita.
Postagens do pensamento, textos, poemas, fotos, musicas, atividades, comentarios e o que mais for de interesse filosófico, científico, cultural, artístico ou pessoal de Ernesto von Rückert.
Clique no título da postagem para ver os comentários a seu fim e inserir um.
Clique no título do Blog para voltar a seu início.
Para buscar um assunto, digite a palavra chave na caixa do alto, à esquerda, e clique na lente.
Veja lá como me encontrar em outros lugares da internet.
Visite meu canal no you-tube.
Pergunte-me o que quiser no ask.
As perguntas e respostas do ask e as que dera no formspring antes são publicadas aquí também.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário