Postagens do pensamento, textos, poemas, fotos, musicas, atividades, comentarios e o que mais for de interesse filosófico, científico, cultural, artístico ou pessoal de Ernesto von Rückert.
Clique no título da postagem para ver os comentários a seu fim e inserir um.
Clique no título do Blog para voltar a seu início.
Para buscar um assunto, digite a palavra chave na caixa do alto, à esquerda, e clique na lente.
Veja lá como me encontrar em outros lugares da internet.
Visite meu canal no you-tube.
Pergunte-me o que quiser no ask.
As perguntas e respostas do ask e as que dera no formspring antes são publicadas aquí também.
quarta-feira, 12 de fevereiro de 2014
A verdade absoluta existe e é fácil de encontrá-la? Se eu afirmar que você tem coração, fígado e cérebro, eu estarei falando uma verdade absoluta?
A verdade absoluta é uma adequação completa entre o discurso e a realidade. Isso depende de aferições a partir de dados sensoriais. Cada caso é um caso. No caso citado, pode-se considerar que a existência de fígado nas pessoas, mesmo naquelas em que não se abriu a barriga para conferir, seja uma verdade que se pode considerar absoluta. Rigorosamente falando, não seria, mas apenas uma presunção de verdade, uma vez que não se conferiu. Em geral, toma-se por verdade absoluta uma coincidência entre muitas verdades particulares. Há casos, contudo, que a conferência pelos dados sensoriais, mesmo que cuidadosamente tomados, com o auxílio de dispositivos (câmaras, microfones, microscópios, telescópios, raios X etc.) não são inteiramente convincentes. Então se aceita, provisoriamente, como uma verdade "objetiva" (independente do sujeito observador) o consenso entre muitas verdades subjetivas.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário