Postagens do pensamento, textos, poemas, fotos, musicas, atividades, comentarios e o que mais for de interesse filosófico, científico, cultural, artístico ou pessoal de Ernesto von Rückert.
Clique no título da postagem para ver os comentários a seu fim e inserir um.
Clique no título do Blog para voltar a seu início.
Para buscar um assunto, digite a palavra chave na caixa do alto, à esquerda, e clique na lente.
Veja lá como me encontrar em outros lugares da internet.
Visite meu canal no you-tube.
Pergunte-me o que quiser no ask.
As perguntas e respostas do ask e as que dera no formspring antes são publicadas aquí também.
quarta-feira, 12 de fevereiro de 2014
Como que os astrônomos conseguem medir a distância de um corpo em relação a Terra ? E o diâmetro do mesmo em um local muito distante, onde a medição por ondas seria inviável ?
Para cada faixa de distâncias existe um método. Dentro do sistema solar são usados métodos geométricos e cinemáticos, partindo da medida do raio da Terra. Para estrelas até uns cem anos luz, é usada a paralaxe tendo como linha da base o diâmetro da órbita da Terra. Além disso, ainda dentro de nossa galáxia, usam-se o período de oscilação da luminosidade das variáveis cefeidas para determinar a massa, depois se leva no diagrama de Hertzprung-Russell para achar a luminosidade absoluta e, medida a luminosidade aparente, acha-se a distância. Para galáxias mais próximas, é possível detectar variáveis cefeidas dentro delas também. Numa faixa intermediária de distâncias de galáxias, em que se pode, ainda, detectar estrelas individuais dentro delas, faz-se uma estimativa estatística da estrela de maior brilho, sempre relacionando a luminosidade absoluta com a aparente. No caso de galáxias mais afastadas, faz-se uma estatística do brilho das galáxias mais brilhantes de cada aglomerado. Além disso é preciso usar o red-shift para medir a taxa temporal de afastamento ("velocidade" de recessão) e a lei de Hubble para estimar a distância. Cada método é calibrado pelo método anterior, na região em que ambos se aplicam. No caso dos raios de estrelas, pode-se estimar pela diferença espectral entre a borda que se aproxima e a que se afasta. Para galáxias, em geral, é possível medir o afastamento angular dos extremos. No caso dos planetas do Sistema Solar o diâmetro e medido diretamente pela imagem telescópica. A medida de distâncias astronômicas é um tema interessantíssimo da Astronomia.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário