Postagens do pensamento, textos, poemas, fotos, musicas, atividades, comentarios e o que mais for de interesse filosófico, científico, cultural, artístico ou pessoal de Ernesto von Rückert.
Clique no título da postagem para ver os comentários a seu fim e inserir um.
Clique no título do Blog para voltar a seu início.
Para buscar um assunto, digite a palavra chave na caixa do alto, à esquerda, e clique na lente.
Veja lá como me encontrar em outros lugares da internet.
Visite meu canal no you-tube.
Pergunte-me o que quiser no ask.
As perguntas e respostas do ask e as que dera no formspring antes são publicadas aquí também.
sexta-feira, 9 de junho de 2017
Professor, você disse; "...há, também, o que seja gradual, como valores intermediários..." e "E há, também, o que seja unilateral, partindo de zero apenas em um sentido, sem oposto". Você poderia me dar exemplos? Só para não ficar no campo apenas da afirmação.
A bondade e a maldade, a beleza e a feiura e outras similares são propriedades (ou atributos, ou qualidades) que se distribuem gradualmente entre dois opostos, não havendo o caso de alguém ser exclusivamente bom ou bonito, ou então mau ou feio. A temperatura e a luminosidade, por exemplo, são propriedades que se distribuem gradualmente a partir de zero num único sentido. Outras possuem, realmente, apenas dois valores opostos, sim e não, como o estado de gravidez. Há os casos em que a valorização não é ao longo de uma única dimensão, como a cor, que pode ser decomposta por meio de um triplete de valores de três cores básicas, ou seja, os valores se distribuem ao longo de três eixos ortogonais, começando de zero até um limite máximo positivo para cada um. O contexto social de um grupamento humano também pode ser analisado tridimensionalmente em termos dos eixos (democracia - autocracia), (estatismo-liberalismo) e (conservadorismo-progressismo). A tipificação de personalidade pode ser feita em quatro dimensões ortogonais: Introversão -
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário