Postagens do pensamento, textos, poemas, fotos, musicas, atividades, comentarios e o que mais for de interesse filosófico, científico, cultural, artístico ou pessoal de Ernesto von Rückert.
Clique no título da postagem para ver os comentários a seu fim e inserir um.
Clique no título do Blog para voltar a seu início.
Para buscar um assunto, digite a palavra chave na caixa do alto, à esquerda, e clique na lente.
Veja lá como me encontrar em outros lugares da internet.
Visite meu canal no you-tube.
Pergunte-me o que quiser no ask.
As perguntas e respostas do ask e as que dera no formspring antes são publicadas aquí também.
sábado, 27 de abril de 2013
Deus não existe, Ele simplesmente É. Deus está acima da existência porque a própria existência é criação dele. Deus é o que é. Por isso todo bom teólogo é um "ateu". Mas isso não tem nada a ver com o ateísmo. Isso procede?
Não. Não é possível algo ser sem existir. Tudo o que é, existe. A existência precede a essência. O que se pode é ter a ideia conceitual de algo que não exista. Se Deus é alguma coisa, ele existe, senão é meramente um conceito, uma abstração que não corresponde à realidade. Esse tipo de concepção (de que Deus seja sem existir) é filosoficamente equivocada. Pertence à categoria das concepções idealistas de que exista um "mundo das ideias", objetivamente fora das mentes, o que é totalmente incorreto. A chamada "Prova Ontológica" da existência de Deus também se baseia nessa ideia, de que um ser infinitamente perfeito, uma vez que pode ser concebido como uma ideia, necessariamente tem que existir. Isso é uma falácia. Quanto ao ateísmo, trata-se da concepção de que não existam deuses de nenhuma espécie, quer seja uma concepção dogmática ou cética. Acho difícil se afirmar, dogmaticamente, a inexistência de Deus, de modo que sou um ateu cético.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário