Postagens do pensamento, textos, poemas, fotos, musicas, atividades, comentarios e o que mais for de interesse filosófico, científico, cultural, artístico ou pessoal de Ernesto von Rückert.
Clique no título da postagem para ver os comentários a seu fim e inserir um.
Clique no título do Blog para voltar a seu início.
Para buscar um assunto, digite a palavra chave na caixa do alto, à esquerda, e clique na lente.
Veja lá como me encontrar em outros lugares da internet.
Visite meu canal no you-tube.
Pergunte-me o que quiser no ask.
As perguntas e respostas do ask e as que dera no formspring antes são publicadas aquí também.
domingo, 21 de abril de 2013
Professor fazendo a pergunta novamente, é que perguntei errado. Quando a correnteza da água vai parando, eu posso dizer que ela realizou trabalho? Teve trabalho feito, já que antes ela estava em movimento e agora parou.
Em geral se diz que um sistema realiza trabalho quando ele transfere energia mecânica para outro. Se ele recebe, o trabalho é realizado sobre ele e não por ele. Uma correnteza que vai parando está sofrendo um trabalho de atrito por parte de sua vizinhança. A energia que ela transferirá para a vizinhança será um calor e não um trabalho. Pode ser que a correnteza vá parando porque o fluxo esteja subindo. Nesse caso o trabalho realizado sobre ela é pela gravidade e não pelo atrito (se bem que possa haver atrito também). Mas, então, sua perda de energia cinética será compensada pelo ganho de energia potencial, de modo que ela pode não passar calor para o ambiente.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário