Postagens do pensamento, textos, poemas, fotos, musicas, atividades, comentarios e o que mais for de interesse filosófico, científico, cultural, artístico ou pessoal de Ernesto von Rückert.
Clique no título da postagem para ver os comentários a seu fim e inserir um.
Clique no título do Blog para voltar a seu início.
Para buscar um assunto, digite a palavra chave na caixa do alto, à esquerda, e clique na lente.
Veja lá como me encontrar em outros lugares da internet.
Visite meu canal no you-tube.
Pergunte-me o que quiser no ask.
As perguntas e respostas do ask e as que dera no formspring antes são publicadas aquí também.
domingo, 21 de abril de 2013
Ernesto, no livro que estou lendo tem o seguinte diagrama (imagem). Você concorda com a ideia que ele passa? Acredita que cada um possui um "eu" para ser? Eu penso que a partir do momento em que você muda, seu "eu" passa a ser o que você é agora. Eu não >
Pode-se dizer que toda pessoa tem vários "eus" e todos são verdadeiros. Em verdades são múltiplas facetas de seu "eu". Quando se promove uma alteração em certas características da personalidade, isso não muda quem a pessoa é, apenas o modo como ela age e comporta. Podem mudar, também, os seus valores e os seus princípios. Mas há uma continuidade do "eu/", pois tudo está na memória. Certamente que, se as características que a pessoa passa a adotar são muito diferentes das que ela tinha antes, haverá conflito interno e ela pode passar por fases de dúvida e de remorso. No fim das contas vai ser preciso que ela se decida sobre como deseja ser e assumir tal decisão, rejeitando os outros aspectos. Mas eles nunca serão esquecidos e sempre estarão à espreita para voltar. Realmente, mudar de personalidade não é algo fácil. É preciso que a pessoa esteja muito convencida de que é isso mesmo que ela quer.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário