domingo, 21 de abril de 2013

No Brasil, temos latifundiários que têm posse de centenas mais centenas de hectares de terras. Você acha justo o tamanho patrimônio destes ricaços? É a favor de que o governo imponha um limite de hectares de terra para cada um?

Não só dos latifundiários, mas dos industriais e grandes comerciantes. Para mim, todo acumulo exagerado de riqueza não é justo. Mesmo que se diga que a pessoa a conseguiu de modo legítimo. Para mim toda riqueza tem que ser compartilhada com quem trabalhou para consegui-la. E todo mundo que é muito rico assim se tornou porque muitos trabalharam para isso. Mesmo que tenham sido pagos com o salário justo e combinado, o meu entendimento é de que devem ser co-proprietários do patrimônio que ajudaram a construir. Só não acho que se deva pegar latifúndios que estejam em plena produção e retalhá-lo. O que se tem que fazer é trazer os sem terra para trabalhar neles, como sócios, sob a gerência do proprietário anterior, que permaneceria como um sócio maior. Assim eles teriam o lucro e também correriam os riscos dos prejuízos. Para mim o correto é acabar com a relação patrão-empregado e transformar todo trabalhador em sócio do empreendimento em que trabalha.

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails