domingo, 21 de abril de 2013

Sobre toda essa polêmica envolvendo uma possível redução da maioridade penal no Brasil, acha aceitável tal redução?

Sim, concordo plenamente. Acho que poderia até ser menos de 16 anos, por exemplo, 15. Para mim uma pessoa nesta idade já tem pleno discernimento do bem e do mal. Não só acho que a maioridade penal deva ser reduzida, mas também acho que, a partir dessa idade, as pessoas já poderiam e deveriam mesmo trabalhar para se sustentar e ajudar a família, em tempo reduzido para poder continuar a estudar e fazer o Ensino Médio já com responsabilidades. Para mim já seriam emancipadas para casar, contrair empréstimo, assinar contratos, resolver onde morar e tudo o que se faz, hoje, com 18 anos. Acho importantíssimo que a maturidade seja adiantada e que se acabe com essas pessoas mais velhas vivendo às custas dos pais, não só financeira, mas, mesmo, pessoal, social e emocionalmente. Esse prolongamento da adolescência, para mim, é altamente danoso para a formação da personalidade. A transição da infância para a juventude deve ocorrer entre os 11 e 15 anos. Daí para frente: responsabilidades. Pode-se dizer que a moçada não tem maturidade para isso. Mas tem para cometer crimes e fazer crianças em crianças. Se a lei colocar isso como fato jurídico, as pessoas amadurecem na marra. Isso é muito importante. Acho que grande parte dos problemas criminais e educacionais existem por pura irresponsabilidade da juventude.

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails